Ideal Contabilidade | Rendimento da poupança pode ser menor a partir de setembro
5912
post-template-default,single,single-post,postid-5912,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-theme-ver-1.0,qode-theme-ideal,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Rendimento da poupança pode ser menor a partir de setembro

Rendimento da poupança pode ser menor a partir de setembro

Caso as expectativas do mercado financeiro se confirmem, o rendimento poupança pode ser menor a partir do próximo mês. Há uma regra que está em vigor desde maio de 2012, que prevê um corte no rendimento da poupança caso a taxa Selic seja inferior a 8,5%.

Neste caso, a correção anual da poupança ficará limitada a um percentual equivalente a 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial. 

Se o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir a taxa de juros básico da economia brasileira em uma reunião que ocorrerá na próxima semana, estas expectativas podem se tornar realidade e a poupança passará a render menos a partir do dia 7 de setembro. 

Atualmente, a taxa Selic está em 9,25% ao ano. Caso o Copom siga o ritmo de corte de 1 ponto percentual, como ocorreu nas reuniões anteriores, a taxa passará a ser de 8,25%, abaixo dos 8,5% que representam o limite da regra. 

Só estarão sujeitos ao ajuste de rendimento os depósitos realizados a partir de 4 de maio de 2012.

Fonte: Toro Radar